Logo Unineuro

Busca de textos:
palavra chave assunto tema

Cafeína diária protege o cérebro



Café pode reduzir o risco de demência, bloqueando os riscos que o colesterol pode infligir no organismo, sugere o estudo.

A bebida já foi associada a um menor risco de doença de Alzheimer, e um estudo realizado por uma equipe norte-americana  para o “Journal of Neuroinflammation” pode explicar o porquê.

Um barreira vital entre o cérebro e os principais abastecimentos de sangue de coelhos alimentados com uma dieta rica em gordura foi protegida naqueles que recebiam um suplemento de cafeína.

Peritos britânicos disseram que era a "melhor prova", dos benefícios do café.

"Cafeína é uma droga segura e prontamente disponível e sua capacidade para estabilizar a barreira hematoencefálica  poderia ter um papel importante a desempenhar nas terapias contra doenças neurológicas"

Dr. Jonathan Geiger
Universidade de Dakota do Norte

A "barreira hematoencefálica" é um filtro que protege o sistema nervoso central de produtos químicos potencialmente nocivos transportados em torno do resto da circulação sangüínea.

Outros estudos têm mostrado que níveis elevados de colesterol no sangue podem tornar esta barreira defeituosa.

Pesquisadores da doença do Alzheimer sugerem que torna o cérebro mais vulnerável aos danos que podem desencadear ou contribuir para o estado.

A Universidade de Dakota do Norte utilizou o equivalente a apenas uma xícara de café por dia em suas experiências em coelhos.

Após 12 semanas de uma dieta de colesterol alto, a barreira hematoencefálica nesses que receberam  dada cafeína ficou muito mais intacta do que naqueles sem nenhuma cafeína.

"Droga Segura"

"Cafeína aparece para bloquear vários dos efeitos perturbadores do colesterol que compõem a barreira hemato-encefálica defeituosa", disse o Dr. Jonathan Geiger, que liderou o estudo.

Altos níveis de colesterol são um fator de risco para a doença de Alzheimer, talvez por comprometer a proteção da natureza à barreira hematoencefálica.”

"Cafeína é uma droga segura e prontamente disponível e sua capacidade para estabilizar a barreira hematoencefálica poderia ter um papel importante à desempenhar nas terapias contra doenças neurológicas."

Um porta-voz da Alzheimer's Disease Society disse que o estudo dissipou uma "importante luz" sobre o motivo pelo qual a pesquisa anterior tinha mostrado benefícios de beber café.

Esta é a melhor prova de que a cafeína equivalente a uma xícara de café por dia pode ajudar a proteger o cérebro contra o colesterol.

Além do seu efeito sobre o sistema vascular, níveis elevados de colesterol também podem causar problemas com a barreira hematoencefálica.

"Esta barreira, que protege o cérebro de toxinas e infecções, é menos eficiente antes do dano cerebral causado por acidente vascular cerebral ou doença de Alzheimer."

Ela pediu mais investigação sobre se o mesmo efeito pode ser visto em humanos.

Link:

http://news.bbc.co.uk/go/em/fr/-/2/hi/health/7326839.stm

 Paulo R. S. De Bittencourt - Tradução - BBC News