Qual a quantidade correta de sal para crianças e adultos?
Os pais estão confusos sobre o teor de sal dos alimentos e os perigos do excesso de ingestão de sal, mostra uma pesquisa.
Poucos dos 2000 inquiridos pelo Consenso de Saúde e Ação em Salt sabia popular doce alimentos podem conter mais do que saborosos petiscos sal associados com sal.
E menos de um quinto tinham consciência de que o alto consumo de sal tinha sido ligado à osteoporose e de agravamento da asma.
Ativistas apelaram para uma rotulagem dos alimentos mais clara para ajudar a moderar os seus pais da infância e da ingestão de sal.
Especialistas, incluindo a Food Standards Agency, acreditam que muito sal pode levar à pressão arterial elevada.
- Tomar quantidade de sal recomendada
Adultos - 6 octies por dia
11 a 14 anos - 6 octies
7 a 10 anos - 5g
4 a 6 anos - 3g
1 a 3 anos - 2g
7 a 12 meses - 1g
0 a 6 meses - menos de 1g
As evidências têm ligações sugeridas com câncer de estômago, assim como com a osteoporose e um agravamento dos sintomas da asma.
Adultos são aconselhados a não consumir mais de 6 octies, enquanto que para as crianças é menos.
Investigação em DINHEIRO mostrou uma gama de alimentos regularmente consumidos por crianças, tais como algumas pizzas, hambúrgueres e salsichas, contendo mais de 1 g de sal por porção - um terço do limite diário recomendado de quatro a seis anos de idade.
A pesquisa também mostrou que muitos doces tiveram um elevado teor de sal - mas poucos pais estavam cientes disso.
Por exemplo, algumas marcas de mirtilo muffin têm mais sal do que dois sacos de batatas fritas padrão.
E, na sondagem, realizada em parceria com o grupo Netmums, descobriu-se que menos de metade dos entrevistados estava conscientizado de que 1 g de sódio era o equivalente a 2,5 G de sal.
A comparação é especialmente importante, porque algumas marcas rotulam seu teor de sal, em termos de sódio.
Rotulagem dos alimentos
Professor Graham MacGREGOR, presidente do dinheiro e um especialista em medicina cardiovascular, em Londres's St George's Hospital, disse: "O que nós precisamos é a clara rotulagem dos alimentos.”
"Algumas empresas têm reduzido em seus alimentos o teor de sal nos últimos anos e isto tem de continuar, mas boa informação sempre é fundamental."
Cathy Court, do Netmums, disse que preferia uma rotulagem semelhante á dos sinais de trânsito - varejistas utilizam atualmente uma variedade de modelos a partir dos rótulos de etiquetas vermelho, laranja e verde nas orientações das quantias diárias de sal a serem ingeridas.
"Os pais precisam ajudar muito mais se for para garantir que os seus filhos não estejam comendo muito sal."
Mas a Salt Association, que representa a indústria de sal, disse: "Este túnel de visão única de nutrientes não reconhece que a verdadeira questão é a dieta mais ampla.”
"O grande desafio é o de convencer as crianças a comer uma dieta saudável construída em torno de frutos e produtos hortícolas, caso em que se torna irrelevante o sal".
Salt Cellar
O Professor Martin Wiseman, conselheiro médico e cientifico do World Cancer Research Fund (WCRF), aconselhou as pessoas a não colocar um “salt cellar” em suas mesas.
O WCRF estima que até 15% da ingestão diária de sal é adicionada a mesa de jantar ou durante o cozimento.
Professor Wiseman disse: "Como o sal é feito por companhias de produtos alimentares, já há muito dele antes mesmo de nos depararmos frente a frente, na hora da refeição.”
"Mas, adicionando sal extra numa refeição, você só está deixando as coisas ainda piores".
Link:
English