Logo Unineuro

Busca de textos:
palavra chave assunto tema

Dieta pode diminuir o risco de Alzheimer?



Uma dieta rica em vitaminas e peixe pode proteger o cérebro do envelhecimento, enquanto que a ‘junkie food’ pode causar o efeito contrário.

Idosos com altos níveis de vitaminas e omega 3 no cérebro tiveram uma menor diminuição do cérebro, e uma melhor performance mental, descobriu um estudo da revista Neurology.

Indivíduos com alto nível gorduras trans no sangue têm resultados piores em testes de inteligência, além de uma maior diminuição do cérebro do que um portador normal de Alzheimer.

O melhor conselho a se seguir é se alimentar com uma dieta balanceada, com muitas frutas e vegetais, não fumar, fazer exercícios regularmente, e manter a pressão sanguínea e o colesterol sempre normais, diz o Centro de Pesquisa de Alzeimer da Inglaterra (Alzheimer’s Research UK)

A pesquisa mediu os níveis de nutrientes no sangue, ao invés de confiar em questionários respondidos pelos pacientes a respeito de suas dietas pessoais.

Experts da Inglaterra analisaram amostras de sangue de 104 pessoas saudáveis com uma média de idade de 87 anos e com baixo risco de desenvolver doença de Alzheimer.

Eles descobriram que aqueles com mais vitaminas B, C, D e E no sangue tiveram um desempenho melhor em testes de memória e raciocínio. Pessoas com um alto nível de omega 3 – achado principalmente em peixes – tiveram melhores resultados. Os piores resultados foram em pessoas que apresentavam mais gordura trans no sangue.

Gorduras trans são comuns em alimentos processados, incluindo bolos, biscoitos e frituras.

Os pesquisadores então recolheram resultados de mapeamento cerebral de 42 dos participantes. Eles observaram que indivíduos com altos níveis de vitaminas e Omega 3 no sangue tem tendência a terem um maior volume cerebral; enquanto os com alto nível de gordura trans tendem a ter um volume cerebral menor.

O autor do estudo, Gene Bowman, do Oregon Health and Science University disse: “Os resultados precisam ser confirmados, mas obviamente é muito estimulante pensar que as pessoas podem parar a diminuição de seus cérebros apenas ajustando a dieta.”

“Um potencial forte”

O co-autor do estudo Maret Traber, do Linus Pauling Institute at Oregon State University disse: “As vitaminas e nutrientes que você obtêm de uma dieta rica em frutas, vegetais e peixes pode ser medida em marcadores de sangue. Eu acredito fortemente que esses nutrientes tem um forte potencial de proteger o cérebro e melhorar seu funcionamento.”

Comentando o estudo, Dr. Simon Ridley, chefe de pesquisas do Alzheimer’s Research UK, disse: “Uma força deste estudo está no fato de que ele procurou os nutrientes no sangue das pessoas, ao invés de confiar em algumas respostas de questionário. É importante notar que o estudo observou um pequeno grupo de pessoas com pouco risco para doença de Alzheimer, e não acompanhou-as para verificar se iriam desenvolver ou não a doença de Alzheimer no futuro.”

“É claro que são necessárias evidências mais conclusivas sobre o efeito de uma dieta no risco deAlzheimer, o que só pode surgir de estudos mais longos e em um número maior de pessoas.”

Traduzido do site da BBC de Londres

Escrito por Helen Briggs, editor de Saúde do site da BBC News,

Em 29 de dezembro de 2011